Hoje venho-vos falar de um assunto bastante delicado para mim, desperdício alimentar. É algo que mexe mesmo comigo Tânia e vai de encontro com a missão da Bago.
Já repararam nas traseiras dos supermercados? Já viram o lixo e a quantidade de coisas que vão para o lixo e que até não estão em mau estado? É uma quantidade surreal. E por vezes fazem com que não esteja apta para ninguém a resgatar.
Na mercearia temos algum cuidado com as encomendas, tentamos sempre ter o produto para o cliente mas nas coisas mais sensíveis como o pão e os verdes, por serem muito suscetíveis preferimos que sejam por encomenda. Assim o produto chega fresquinho do fornecedor e é entregue ao cliente diretamente. É por esse motivo que não temos sempre alfaces e pão na loja.
O mesmo acontece com as marmitas, preferimos sempre que encomendem a marmita e fazemos apenas uma ou duas doses a mais para que não sobre muita comida. O excedente tentamos sempre aproveitar. E no restante que temos na loja preferimos ter menos quantidade e ir pedindo ao fornecedor para evitar perdas de validade e assim também ter sempre rotatividade de produto.
Dicas para combater desperdício alimentar:
- Lista de compras,
- Planeamento semanal de refeições,
- Comprar apenas o necessário,
- Aproveitar os produtos até ao fim,
- Reinventar sobras de comida ou congelar para os dias mais caóticos,
- Ter atenção às validades, usar primeiro as que acabam primeiro,
- “consumir de preferência” é diferente de “consumir até” , a primeira ainda se pode consumir após a data que está na embalagem, é apenas cheirar e provar e ver se está bom. A segunda é mesmo para descartar,
- Cascas e restos de legumes compostor,
- Ervas aromáticas murchas, picar e colocar em covetes de gelo encher com azeite e congelar, depois é apenas tirar um cubinho quando vai fazer um refogado.
Não é difícil, é apenas uma questão de organização.
Tem mais dicas? Deixe nos comentários 🙂