Dezembro 29, 2020 Por Tânia Batista 0

Vamos combater o desperdício?

Infelizmente ainda existe muito desperdício alimentar. Seja de restos de comida ou de coisas que temos em casa  que passam de prazo.

Quanto aos restos de comida  a melhor solução é dosear e congelar, assim temos sempre refeições prontas a aquecer caso tenhamos um dia mais complicado e não consigamos ou tenhamos paciência, para cozinhar. Ou para os mais imaginativos, existe a possibilidade de reinventar a comida. Lá por casa, quando sobra risotto temos o hábito de fazer  bolinhas de Arancini, super fáceis de fazer e super saborosas.

Quanto ao que se tem por casa e passa de validade. Temos de ter em atenção ao que diz a embalagem. Se disser “consumir de preferência antes de …” são produtos que possivelmente ainda se podem consumir após a data que está na embalagem. É apenas uma questão de abrir a embalagem, observar se houve alterações de cor, cheirar e provar. Muitas vezes são produtos ainda bons para consumo que infelizmente vão para o lixo.

Quando a embalagem diz “consumir até..” ai sim, é preciso de ter mais cuidado, porque são produtos mais perecíveis e sensíveis. O risco de estar estragado é muito maior, pelo que não se aconselha o consumo dos mesmos.

 

Nada como pensar, repensar e avaliar cada situação uma a uma. O melhor mesmo é planear as refeições e comprar as coisas para aquele efeito. Dessa forma, a probabilidade de deixar estragar algo é muito menor. 

 

Deixa-mos aqui a receita dos Arancini, esperamos que gostem e que apliquem:)

 

Arancini

Ingredientes:

1 Molho de coentros picados (ou outra erva que goste)
1 Chávena e 1/2 de arroz risotto cozido
Sal qb
Pimenta qb
1 Gema de Ovo
1 Chávena de queijo parmesão ralado
Farinha qb (pode ser substituída por farinha de mandioca)
1 Ovo
200 g Pão Ralado ( pode ser substituído por Panko, ou farinha de amêndoa ou flocos de aveia ficam maravilhosos!)
Óleo ( ou óleo de côco ou azeite ou de abacate ou de amendoim)

 

Numa taça, juntar o risoto com as ervas, o queijo, o sal, a pimenta e a gema. Envolver tudo muito bem. Se a mistura estiver muito mole pode acrescentar um pouco de pão ralado até ser capaz de fazer as bolinhas. 

Em seguida, faça as bolinhas, passe-as por farinha, depois por ovo batido e por fim pelo pão ralado. Leve-as ao frigorífico cerca de 20 minutos. 

Por fim frite em óleo a cerca de 170º , seque-as com papel de cozinha e sirva. Simples assim. 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA